A tradição ainda é o que era!

Se o Portimonense subir de divisão, se for campeão, se conseguir a permanência…
No calor da competição, o adepto agarra-se a tudo e promete tarefas hercúleas demonstrativas de toda a sua fé!
Assim, surgiu a tradição de subir a pé à Fóia, cumprida noutras ocasiões para celebrar feitos importantes do historial do Portimonense, por iniciativa de José Manuel Proença, massagista e figura histórica do clube, ao qual esteve ligado durante mais de 40 anos. A última ocasião em que tal sucedeu foi em Maio de 2017, aquando da conquista do título da 2ª Liga e da consequente promoção à 1ª Liga.
34 Km’s separam o Estádio Municipal de Portimão do pico da Fóia, na serra de Monchique, o ponto mais alto do Algarve, com 902 metros de altitude, num autêntico auto de fé portimonense.
O Futebol é muito mais que 11 jogadores atrás de uma bola. É paixão, é emoção, é fé.
A temporada de 2019/2020 foi atípica, vivemos uma época muito difícil e o isolamento ainda aproximou mais os adeptos do Portimonense. Durante a competição, um grupo de adeptos voltou a prometer subir ao ponto mais alto do Algarve se a permanência na 1ª Liga fosse conquistada.
O Portimonense não garantiu esse objectivo em campo, mas os problemas administrativos vividos pelo Vitória F.C. (Setúbal) acabariam por permitir a continuidade do Portimonense entre os maiores, numa autêntica dádiva dos céus. Curioso o facto de, no final da época 2011/12, a subida à Fóia ter acontecido para assinalar a permanência na Segunda Liga, após o Portimonense ter terminado em último lugar, não desceria devido a União de Leiria e Varzim não terem cumprido os requisitos mínimos para competirem nas ligas profissionais.
No próximo domingo, 6 de Setembro, a tradição irá cumprir-se uma vez mais. Neste momento estão cerca de 15 adeptos inscritos, aos quais os promotores esperam que possam juntar-se mais, bastando, para tal, marcar presença a partir das 6 horas da manhã junto ao Estádio Municipal. “É um momento de festa e de celebração e contamos com todos para erguermos, de novo, a bandeira do nosso Portimonense no topo do Algarve, depois de garantida a permanência na Primeira Liga”, disse Sofia Martins, aguerrida adepta que irá fazer a subida.
Como não poderia deixar de ser, o Blog do Portimonense irá marcar presença nesta caminhada, lançando o desafio a todos os adeptos, a pé, de bicicleta ou de carro, para acompanharem este grupo e festejarem a manutenção do nosso Portimonense, cumprindo as normas de segurança da DGS e honrando esta bonita tradição.