Redes sociais – mais um motivo de chacota

O pior incompetente é aquele que não tem noção da sua incompetência e não vê qualquer defeito no trabalho que desenvolve.
Começo de forma notoriamente hostil porque já há algum tempo que aqui no Blog do Portimonense, quer nos nossos artigos quer nos nossos podcasts, temos vindo a identificar algumas lacunas no departamento (se é que podemos chamá-lo de tal) de comunicação da Portimonense Futebol SAD.
Hoje falo da SAD porque o Clube viu as suas contas oficiais nas redes sociais (nomeadamente Facebook e Instagram) absorvidas há uns anos pela administração e desde então não criou, que se saiba, novas contas oficiais.
Cada departamento do Clube — formação, futsal, basquetebol, E-sports — tem as suas próprias contas e gere autonomamente como comunica com os sócios e adeptos. Este posicionamento peculiar terá os seus benefícios, bem sei, mas divide mais do que agrega, e entendo que não é desta forma que um clube eclético e centenário como o Portimonense se deve posicionar. Mas isto são contas de outro rosário!
O que me leva a escrever este artigo é a vergonhosa presença da SAD nas redes sociais. Quer se goste ou não goste, a SAD, que abarca o futebol profissional e os sub-23, está amarrada ao Portimonense Sporting Clube que tanto aprendemos a amar ao longo de décadas: enverga o nosso emblema, veste as nossas cores, joga no nosso estádio e tem o nosso nome. Por muito que muitos insistam em divisões sobre o que é da SAD ou o que é do Clube, quando a equipa da SAD entra em campo é o Portimonense quem vai a jogo. E isto, para o bem e para o mal, é algo com que temos de lidar.
Infelizmente, para quem realmente gosta do Portimonense, os erros cometidos pela administração da SAD não se cingem à gestão do futebol que, como é óbvio, preferíamos não ter razão para criticar tantas vezes. Juro que preferia que a forma saloia como o nosso Instagram e Facebook são geridos fosse a única coisa a apontar a esta SAD.
Ele é posts totalmente genéricos e sem qualquer tipo de intenção de envolver realmente aos adeptos…
Ele é uma enxurrada de hashtags despropositadas, algumas até repetidas no mesmo post…
Ele é uma quantidade absurda de emojis sem benefício estético ou guarnição narrativa…
Ele é identificar jogadores, patrocinadores e o próprio Theo sem critério ou relação com o post…
Ele é templates sacados sabe-se lá de onde e que fazem qualquer designer gráfico corar de vergonha…
É que não é preciso ser-se muito inteligente, ou sequer dominar a área, para se ver que não é assim que se faz gestão de redes sociais. É só visitar as páginas/contas dos outros clubes e fazer parecido. Se não sabe fazer parecido, há que ter a humildade de reconhecê-lo e contratar quem saiba. O que não falta por aí são profissionais qualificados disponíveis. Sendo o senhor Theodoro Fonseca um homem viajado e com reconhecido bom gosto ao nível da estética, são intrigantes as razões da sua inação neste quesito.
A falta de brio é gritante. Enquanto sócio, isto é algo que me envergonha tanto ou mais que os maus resultados, e sei que não estou sozinho. É agonizante ir passear pelas redes sociais de quase todos os clubes do Campeonato de Portugal, ou até dos Distritais, e ver que não é só o plantel deles que é melhor que o nosso.
Tradução: “Claramente os administradores (do Instagram) apenas fazem copy/paste das hashtags e identificações dos posts anteriores, então porque é que qualquer malaio é tão estúpido que não consegue perceber isso?”
Mas até há uns meses isto só nos envergonhava cá em Portugal. Já éramos motivo de chacota, sim, mas só dentro das fronteiras! No entanto, com a estratégia de ir a mercados insólitos trazer para Portimão a maior estrela do país, chegaram milhares de fiéis seguidores que nem precisam de falar a nossa língua para ver o quão ridículo é o seu ídolo ser identificado em posts que em nada têm a ver com o jogador.
Dia após dia, semana após semana, tem sido isto todos os dias. Envergonha-nos, é escusado e facilmente evitável.