História dos patrocínios nas camisolas do Portimonense
Hoje trago-vos outra viagem histórica pelo universo do Portimonense, mais concretamente uma cronologia dos patrocinadores que foram destaque nas camisolas do futebol sénior. Ressalvo que o enfoque será nos patrocínios principais (os que normalmente constam na zona do ventre), isto porque, a partir dos anos 2000, começou a ser comum haver mais do que um patrocinador nas camisolas. Aliás, hoje em dia, além do main sponsor no ventre, o Portimonense tem patrocínios na dorsal (no topo e em baixo) e ainda na manga esquerda.
Tanto quanto se sabe, o Portimonense não teve qualquer patrocínio nas camisolas até à época de 1983/84. Todos os registos fotográficos anteriores a essa data mostram camisolas apenas com as listas verticais pretas e brancas e, dos anos 60 em diante, o emblema do clube.
1983 – ESPAÇO T Magazine
Sendo o Portimonense um clube de pequena/média dimensão, o interesse em colocar patrocínios nas camisolas acabou por surgir tardiamente, já com o clube cimentado na Primeira Divisão. O primeiro patrocínio a constar numa camisola do Portimonense foi a Espaço T Magazine, uma revista de cariz cultural e de variedades da qual José Miguel Júdice era o diretor. Seria o equivalente a uma Visão, nos dias de hoje. Este patrocínio durou duas épocas e meia: 83/84, 84/85 e até meio da época 85/86.
Seguiu-se um período em que o Portimonense voltou a não ter patrocinador nas camisolas, compreendido entre 1986 e 1988.
1988 – ROCHA VAU MAR
Na época de 1988/89 as camisolas alvinegras ostentaram Rocha Vau Mar. Tratava-se de um aparthotel cujo dono era José Teodósio, que ocupava na altura o cargo de vice-presidente do Portimonense na direção de Manuel João. Hoje é conhecido como Edifício Vaumar e localiza-se na Av. São Lourenço da Barrosa.
1989 – FB ALGARVE
Novo patrocinador na época seguinte: 1989/90 o Portimonense apresenta nas camisolas a inscrição FB Algarve. Numa altura em que o Facebook estava longe de existir, o acrónimo FB só podia ter outro significado. Tratava-se do grupo hoteleiro de Fernando Barata, conhecido empresário que chegou até a ser presidente do Farense e do Imortal de Albufeira. Hoje em dia este grupo hoteleiro com sede em Albufeira, contempla vários complexos turísticos e tem a denominação BarataHotels.
1990 – PRISUNIC
Os anos 90 trouxeram a Portugal o advento dos centros comerciais e Portimão não foi exceção. Ali na zona da Malata nascia um novo shopping center fruto da parceria entre a Sonae e uma empresa francesa. Chegou a ser o maior do Algarve durante alguns anos e chamava-se PRISUNIC (que, traduzido do francês, significa Preço Único). Nome icónico, por vezes ainda usado pelos portimonenses mais antigos para referir o Continente (ex-Modelo) situado na Malata, foi o patrocínio do Portimonense na época 1990/91, a última na Primeira Divisão antes da penosa travessia no deserto.
Travessia no deserto, essa, que se estendeu também, com naturalidade, aos patrocinadores. Com a equipa fora da ribalta do futebol português, seguiram-se alguns anos sem patrocínios nas camisolas.
1993 – VISITE PORTIMÃO
Com a chegada de tempos difíceis, foi a Câmara Municipal de Portimão quem estendeu a mão ao Portimonense, (as ligações das autarquias ao futebol ainda eram permitidas um pouco por todo o país). Assim sendo, a partir da época 1993/94 surge nas camisolas o slogan turístico Visite Portimão. Este patrocínio, que durou até 1995, não constava em todos os jogos, segundo as fotos disponíveis, no entanto também figurou nas camisolas de algumas equipas da formação. É a partir dos anos 90 que o processo de aplicação dos patrocínios começa a alterar-se um pouco por todo o país e o Portimonense não seria exceção. Os logótipos, que até então eram cosidos, passavam a ser estampados a quente.
1997 – MBC
Teve a duração de uma época apenas e dele não constam muitos registos fotográficos, face ao momento desprestigiante que atravessava o Portimonense, enleado na II Divisão B, zona Sul. A época de 1997/98 trouxe às camisolas alvinegras o patrocínio da construtora civil MBC, de Nuno Abreu (que aos dias de hoje ainda ocupa lugar na estrutura do clube).
1998 – ALISUPER
Seguiu-se a mítica cadeia algarvia de supermercados, a já extinta Alisuper. A parceria entre o Grupo Alicoop e o Portimonense durou duas épocas: 1998/99 e 1999/2000. Após este período, o patrocínio da Alisuper passou para as camadas jovens.
2000 – PORTIMÃO
Uma década longe da ribalta. Novamente a Câmara de Portimão a interceder, sabe-se lá através de que processos. Desta vez, já sem o slogan Visite Portimão, apenas o nome da cidade figurou escrito em maiúsculas, naquela que viria a ser uma das camisolas mais icónicas de sempre, sobretudo pela duração que teve: até 2005.
2006 – E.LECLERC
Em 2006 uma rede de hipermercados francesa chegava a Portugal, tendo aberto inclusive uma das suas lojas em Portimão, na zona do Cabeço do Mocho. Nasce assim a parceria entre o E.Leclerc e o Portimonense, que não chegou a ter uma época completa de duração.
2006 – VIGIA GROUP
2006 foi uma autêntica novela para o Portimonense. Em ano de eleições internas, as dívidas assombravam a direção de João Sintra e os herdeiros dos terrenos do estádio reclamavam o que era seu, obrigando a equipa a disputar os jogos no Estádio Algarve durante largos meses. No entanto, é ainda sob a direção de João Sintra que um novo patrocinador aparece: o grupo hoteleiro Vigia Group, parceria que durou até 2009, acabou inclusivamente por transitar para a era de Fernando Rocha, que ganharia as eleições nesse ano.
2009 – WWW.VISITEPORTIMAO.COM
A camisola da sorte, do regresso à Primeira Liga após 20 anos de ausência. O gigante estampado amarelo que divulgava o recém criado site de promoção do concelho de Portimão: www.visitportimao.com
2010 – VISITPORTIMAO.COM + ALGARVE + KIA
Agora de regresso à Primeira Liga, este patrocínio manteve-se. No entanto, o estampado gigante deu lugar às letras, conferindo maior subtileza às camisolas. A palavra Algarve foi adicionada por baixo, bem como o patrocínio da marca coreana de automóveis KIA. No entanto, esta versão não iria durar toda a época, já que na segunda volta a estampa amarela regressa, presumivelmente porque a versão só com as letras tinha pouca leitura ao longe.
2011 – VISIT PORTIMÃO + CENTENÁRIO
Novamente na Segunda Liga, novamente com o mesmo patrocínio. No entanto pela primeira vez o processo de aplicação dos patrocínios foi diferente: em vez de ser estampado passou a ser sublimado. O patrocínio e as camisolas mantiveram-se as mesmas até 2014, sendo que nesse ano foi acrescentado o emblema do centenário.
2014 – VISIT PORTIMÃO
Com a chegada de Theodoro Fonseca ao Portimonense, veio também a parceria com a marca japonesa Mizuno. Até ao final de 2014 o símbolo do centenário passa para a manga direita, mas Visit Portimão mantém-se no ventre das camisolas até final da época 2015/16.
2016 – McDONALD’S PORTIMÃO
McDonald’s de Portimão. O franchise de fast food americano, que já apoiava os escalões de formação, estendeu a partir da época 2016/17 a sua parceria à equipa de futebol profissional. Na primeira versão o logótipo era estampado, na segunda já era sublimado. Foi com estas camisolas que regressámos à Primeira Liga e disputámos a primeira época no escalão maior.
2018 – CEREMONY TVE
No início da época 2018/19, o Portimonense chegou a apresentar-se sem qualquer main sponsor nas camisolas. Quase não nos lembrávamos o quão bonitas são as alvinegras assim, puras como antigamente. No entanto, após algumas jornadas, a SAD algarvia firma acordo com a empresa de eventos japonesa Ceremony TVE, o qual se estende até hoje.