Noite Europeia faz 35 anos

Esta sexta feira faz 35 anos que o Portimonense viveu a sua até agora única noite europeia em Portimão.
Foi no dia 18 de Setembro de 1985 que o então “Estádio do Portimonense” se encheu para a visita do Partizan de Belgrado, equipa que à época figurava entre os competitivos conjuntos de leste que frequentemente chegavam longe na prova.
Com eliminatórias directas, a aventura Europeia do Portimonense foi curta. A histórica e merecida vitória em casa por 1-0 não chegou para evitar o desaire da 2ª mão (derrota por 4-0 em Belgrado) e a Taça UEFA ficou por aí.
A noite europeia de Portimão serviu também para estrear oficialmente as torres de iluminação que alteraram por completo a forma como passámos a ver futebol. A partir de aí tornaram-se frequentes os jogos à noite, sendo que a iluminação do Portimonense passou a estar desde logo entre as mais elogiadas de Portugal.
Aqui ficam algumas curiosidades sobre a noite europeia do Portimonense. Não hesitem em partilhar mais algumas que possam ter ficado perdidas no tempo.
– Mantém-se como a única vitoria do futebol Algarvio numa competição europeia.
– Foi a primeira época de Vítor Oliveira como treinador principal após ter encerrado a carreira de jogador no Portimonense na temporada anterior.
– Ao contrário que era habitual, a claque do Portimonense, “OS MARAFADOS”, ficou posicionada no topo norte.
– Dois jogadores do Partizan vieram a destacar-se anos mais tarde no nosso rival Farense: Djukic e Stevanovic.
– O Partizan chegou fragilizado a Portimão devido à morte, duas semanas antes, do jovem avançado Dragan Mance (23 anos) num acidente de viação. Mance era apontado como grande esperança do futebol jugoslavo, era internacional e vinha de uma boa época com 15 golos marcados.
– Como os equipamentos principais das equipas eram semelhantes, o Portimonense apresentou-se de camisola branca
– Estiveram presentes cerca de 13 mil espectadores, número que neste momento excederia a lotação oficial.
– Os bilhetes para sócios custavam 500 escudos.
– O golo do Portimonense foi marcado por Pita, ponta de lança que tinha chegado do Vizela no início da temporada. Foi a única temporada do avançado em Portimão.
– Na equipa que se apresentou figuram 3 dos jogadores que fizeram mais jogos pelo Portimonense no passado recente: Teixeirinha, Balacó e Nivaldo. Desse plantel também fazia parte Skoda que porém não chegou a defrontar o Partizan.
Taça UEFA 1985/1986 – 1ª Ronda | 1ª Mão – Quarta 18 Setembro 1985
Taça UEFA 1985/1986 – 1ª Ronda | 2ª Mão – Quarta 2 Outubro 1985